07 Habilidades preciosas para ensinar aos seus filhos

Dicas-praticas-para-desenvolver-a-rotina-de-estudoCaminhar ao lado do seu filho desde o nascimento é um papel de extrema responsabilidade dos pais. É nos primeiros anos que os pequeninos aprendem valores que irão levar para toda a vida. Por isso, é necessário que a atuação do pai e da mãe seja motivadora, paciente e amorosa, mas com rigidez sempre que for preciso.

Conheça as sete habilidades preciosas para ensinar aos seus filhos, construindo pessoas de caráter e valor.

  1. Autoconfiança

Cair e levantar, quantas vezes forem necessárias. Isso é um ensinamento primordial para o seu filho. Saber lidar com o fracasso e seguir em frente é um requisito de pessoas autoconfiantes, que buscam soluções até mesmo nas piores situações. Mostre para ele que o mundo oferece inúmeras possibilidades e indique a capacidade inata que ele carrega para superar os desafios.

  1. Generosidade

Aprender a dividir é um dos primeiros obstáculos que as crianças enfrentam. Seja o exemplo e compartilhe as coisas com os outros, para ele aprender a fazer as coisas da maneira correta. Estimule que ele faça isso com crianças de sua convivência, dando algo que ele possa compartilhar – seja um brinquedo ou uma guloseima. Com o tempo, isso será incorporado ao caráter da criança.

  1. Paciência

Outro exemplo que deve vir dos pais. Seja paciente na frente dele, não perca a cabeça, lembre-se de tentar resolver tudo na base da conversa, com uma voz calma e se abaixando para falar na altura do olho dele. Quando ele estiver irritado, mostre que a paciência pode ser um grande aliado. Não seja tentado a obedecer a ‘birra’; pelo contrário, mostre que a paciência é um dos sinônimos da autoridade.

  1. Espírito de equipe

Coloque-o em algum lugar que ele possa desenvolver habilidades sociáveis, como em escolas de futebol, dança, natação ou aulas de música. Desde pequeno estimule a conviver com outras crianças, mostrando que elas são semelhantes e por isso merecem respeito. Saiba administrar os conflitos que possam surgir com outras crianças, apontando os benefícios de trabalhar em equipe.

  1. Responsabilidade

A criança precisa ter hora para acordar e dormir. O momento da refeição, do banho, dos estudos e do lazer. É primordial que você mostre a importância de assumir responsabilidade com as tarefas diárias, para que no futuro eles sejam adultos responsáveis. Também mostre o valor do dinheiro: se for dar uma mesada, divida esse valor por semanas. Ele aprenderá, período após período, a ser responsável com as próprias finanças.

  1. Respeito ao próximo

Se pudéssemos escolher uma das primeiras palavras para nossos filhos fixarem no seu envolvimento com o mundo é o “obrigado”. Isto porque o respeito ao próximo, do agradecimento a saber lidar com opiniões diferentes poderá ser um dos principais valores a ser ensinado para os pequenos. Aqui vale o exemplo dos pais: trate todo mundo com cordialidade na frente deles. Não se esqueça: você é em que ele se espelha, por isso suas atitudes perante a ele precisa ser responsável.

  1. Pró-atividade

Assim como a autoconfiança, a pró-atividade é uma das lições mais importantes para ensinar aos filhos. Ensine ele a fazer as coisas sem a necessidade de pedir, tais como tarefas domésticas. Mostre que ele pode contribuir de várias formas e dê um agrado sempre que executar algo por iniciativa própria. Isso ajudará não só na pró-atividade, mas também na criatividade do seu filho.

O conselho mais importante para despertar habilidades preciosas no seu filho é: os pais precisam ser exemplos!
Contato-dicas-praticas-para-desenvolver-a-rotina-de-estudo

Com essas dicas, pudemos ver a importância da família na educação dos filhos, como descrito no item 6, os pais são os heróis e aqueles em que os filhos se espelham. Então esteja sempre ensinando bons valores ao seu filho, moldando seu caráter, incentivando habilidades e competências na educação infantil e durante toda a vida do seu filho.

Saiba que cada um aprende de determinada forma, então não busque que ele seja perfeito ou aprenda algo em poucas horas. Nenhuma dica é tão valiosa quanto a dedicação e o amor que só sendo pai ou mãe para entender.

Nós do Colégio Mario Schenberg utilizamos o programa líder em mim para ensinar os alunos a serem ser humanos com inteligência emocional, desenvolvendo habilidades valiosas para a convivência na sociedade. Também temos aula de natação, ballet e a escola de futebol Meninos da Vida dentro do campus, para ajudar o aluno a trabalhar em equipe desde a educação infantil.

Agende uma visita e descubra porque quem compara escolhe Mario Schenberg!