21 de Abril: Dia de Tiradentes

Colégio Mario SchenbergHá muito anos, quando ainda eram alunos para muitos dos que hoje são avós, escrever sobre TIRADENTES, por ocasião da data que relembra sua trajetória, parecia meio enfadonho. Pois bem, a clareza com que vemos a história hoje em dia, a forma como ela é apresentada aos alunos e as reflexões que são convidados a realizar permitem que façamos as pazes com essa atividade.

Afinal, podemos refletir sobre o momento histórico, o contexto econômico do país, a cultura e os costumes importados e impostos a nosso povo e sobre quanto tudo isso influenciou o país que somos hoje.

Esse breve texto não é um convite para que sejam julgadas as ações desse personagem histórico, mas é um convite para conhecê-las e, de certa forma, analisar de que maneira ecoam nos dias atuais. Além disso, é preciso pensar que, mais que um mártir, devido ao desfecho trágico que encerrou sua vida, Tiradentes foi um revolucionário, um defensor das igualdades e, sobretudo, um transformador da realidade. Talvez esse seja um comportamento a ser buscado por todos nós. Não?

Fica aqui esse convite à reflexão!