4 Vantagens e Desvantagens das redes sociais na educação escolar

redes-sociais-na-educacao-escolar-colegio-em-cotia-colegio-mario-schenberg"

Existem diversas redes sociais ativas e milhares de pessoas estão online nesses canais diariamente. São ferramentas muito úteis para diversas finalidades, mas é preciso tomar muito cuidado ao usá-las.

Quando falamos em redes sociais na educação escolar então, é preciso cuidado redobrado e ainda mais atenção.

Veja neste post as vantagens e desvantagens das ferramentas digitais na educação e como prevenir imprevistos nessa utilização.

1.     Ferramentas de comunicação

Não há como negar que as redes sociais são ótimas ferramentas de comunicação e substituem outros canais tradicionais, como o email, telefone e o SMS. Praticamente todas as pessoas possuem um perfil nesses sites, o que torna fácil encontrar e interagir com qualquer pessoa.

Entretanto, isso também exige maior cuidado com suas informações e dados compartilhados na rede. Para evitar problemas é bom ficar de olho no que as crianças estão utilizando e o que vem sendo compartilhado na internet, tanto pelos pequenos como pela escola também.

Além disso, é importante definir regras de utilização como horário para acesso, informações que podem ser compartilhadas e assim por diante. Essas regras precisam ser desenvolvidas pelos pais, alunos e professores em conjunto.

2.     Novas fontes de conhecimento

As mídias sociais popularizaram o acesso a informação e proporcionaram que o aprendizado aconteça em qualquer lugar. Através de um grupo no Facebook, por exemplo, o professor pode se conectar aos alunos e tirar as dúvidas das crianças enquanto fazem o dever de casa.

Contudo, é preciso garantir que essas ferramentas sejam usadas adequadamente e para o estudo. Afinal de contas, é muito fácil para as crianças se envolverem com outras informações e acabarem se esquecendo de estudar.

Essa fiscalização precisa ser feita pelos pais e professores diariamente, bem como a definição do que pode e do que não pode ser compartilhado nessas mídias e em quais mídias, tem redes sociais que não são adequadas para determinadas faixas etárias. Fiscalizar é a melhor forma de prevenir imprevistos.

3.     Maior abrangência da escola

A escola também teve grandes ganhos com o crescimento das redes sociais. Hoje é mais fácil para essas instituições conversarem com os responsáveis pelos alunos, fazer parte da vida das crianças fora do horário letivo e assim por diante.

As redes sociais também se tornaram ótimas aliadas de marketing para as escolas e também ferramentas de divulgação de seu trabalho. Seja para tranquilizar os pais sobre o tratamento com as crianças, ou alcançar novos alunos é preciso usar essas ferramentas no dia a dia escolar.

Isso trouxe à tona a discussão sobre o novo papel das escolas no século XXI, que deixa de ser apenas durante a aula e passa a ser durante toda a vida do aluno e em diferentes contextos.

4.     Aspectos legais e de segurança

Para usar as redes sociais na educação é preciso tomar cuidado redobrado com a segurança e até mesmo critérios legais envolvidos nesse tema. O primeiro ponto é que os pais precisam permitir que a escola divulgue imagens, vídeos e outros conteúdos de seus filhos. Isso geralmente vem especificado na matricula. Contato-dicas-praticas-para-desenvolver-a-rotina-de-estudo

Outra questão importante é a segurança. É preciso evitar que informações pessoais sejam divulgadas nesse meio e sem nenhum tipo de filtro. Caso contrário, a segurança dos alunos e da própria escola pode ficar comprometida.

As redes sociais e a tecnologia são ótimas aliadas da educação. Mas, como vimos, é preciso cuidado ao utilizá-las. Então, fique atento em como seu filho vem usando essas canais, combinado?

No Colégio Mario Schenberg utilizamos redes sociais para divulgar algumas fotos dos nossos eventos, gincanas e engajar pais, alunos e professores. Também informamos sobre alguns projetos que irão acontecer dentro do colégio. Alguns professores possuem grupos em redes sociais para promover discussões com alunos maiores, do ensino médio por exemplo.

Não deixe de conhecer nossa estrutura e metodologia do Colégio Mario Schenberg e saiba porque quem compara escolhe Mario Schenberg!