8 Dicas práticas para desenvolver a rotina de estudo para as crianças

Dicas-praticas-para-desenvolver-a-rotina-de-estudoComo desenvolver uma rotina de estudo para as crianças? Essa é uma pergunta um pouco difícil, já que os pais estão muito ocupados no dia a dia. Mas é importante incorporar o hábito de estudar dentro de casa e começar desde cedo, na educação infantil.

O prazer pelo estudo deve ser passado de pai para filho, assim conseguimos formar cidadãos melhores e mais capacitados.

Veja neste post 8 dicas para montar uma rotina de estudos para seu filho e engajá-lo com as atividades do colégio.

1.     Incentive a estudar todos os dias

Nada de deixar o estudo apenas para os dias de prova, incentive o seu filho a estudar um pouco todos os dias. Não precisa ser quatro horas de estudos, meia hora já basta para aprender um pouco por vez e ficar mais preparado para os testes.

2. Defina horários e cumpra-os

Fixe horários na rotina de estudos para as crianças. Separe as horas do dia em diferentes atividades como brincar, assistir TV, ficar no computador e claro estudar. É preciso definir um período fixo para o aprendizado e cumpri-lo, assim o seu filho se acostuma a essa nova rotina e melhora a sua concentração nessas horas.

3. Reserve um local adequado

Não dá para estudar com qualidade em frente à TV, na sacada de casa, no corredor do prédio e por aí vai. O momento de estudos exige concentração, silêncio e o mínimo de conforto possível. Portanto, separe um local específico para seu filho estudar e faça os deveres sempre nesse local, pode ser uma escrivaninha no quarto, por exemplo.

4. Ajude com as dúvidas

Crianças são cheias de dúvidas e isso é ótimo. Elas estão lendo o livro da escola e de repente surge um questionamento sobre “por que a tartaruga coloca ovos” e por aí vai. Prepare-se para responder essas perguntas e ajudar o seu filho. Se não souber a resposta, pesquise junto com ele.

5. Deixe a criança fazer sozinha

Os pais precisam ficar presentes na vida escolar de seus filhos, mas isso não significa que devem ficar plantados do lado da criança enquanto faz o dever de casa. Ajude quando necessário, mas dê liberdade para que seu filho possa desempenhar as atividades sozinho e exercitar o seu aprendizado por conta própria.

6. Torne a experiência divertida

Livros não são tão legais como tabletes, celulares e computadores, isso é um fato. Mas quem disse que você não pode integrar essas tecnologias no dia a dia de estudos de seu filho? Use essas ferramentas como oportunidades de pesquisa e torne o aprendizado mais divertido. Você pode usar vídeos no YouTube com explicações que complementam o material didático e etc.

7. Estimule o senso crítico

Desde pequenas, as crianças devem ser acostumadas a expressar o senso crítico e valorizar suas opiniões. Estimule essa prática na rotina de estudos de seu filho, incentivando-o a dar a sua opinião sobre as coisas e responder as questões com suas próprias palavras, ao invés de apenas copiar.

8. Ensine responsabilidade
Contato-dicas-praticas-para-desenvolver-a-rotina-de-estudo

Ter uma rotina de estudos para as crianças ajuda a melhorar o desempenho no colégio, mas também exercita a responsabilidade dos pequenos. Desde cedo, seus filhos precisam aprender que possuem deveres a cumprir e isso começa no colégio.

Mostre a eles a importância de manter as atividades escolares em dia, de estudar e ter comprometimento com o colégio. Ao agir assim você estará contribuindo para formar adultos melhores, mais responsáveis e úteis à sociedade.

Nós do Colégio Mario Schenberg, temos um app onde os pais podem acompanhar a rotina escolar do aluno, ver os avisos, quando tem atividades e etc.. para os pais se organizarem junto a rotina dos alunos. Não deixe de conhecer o colégio e ver porque quem compara escolhe Mario Schenberg, agende uma visita!