Amigos na escola: Como a amizade na escola influencia no desempenho do seu filho?

amigos-na-escola-como-a-amizade-na-escola-influencia-no-desempenho-do-seu-filhoÉ importante para o seu filho ter amigos na escola? Você deve cultivar esses laços de amizade e incentivar o seu filho, ou isso pode prejudicar o desempenho da criança?

Essa é uma dúvida muito comum de milhares de pais e mães. O assunto é bem polêmico, mas existe sim uma resposta para essa pergunta. Sim, os pais devem incentivar que seu filho desenvolva círculos de amizade saudáveis na escola.

Veja neste post a importância da amizade no desenvolvimento de seu filho e porque incentivá-lo a criar vínculos com outras pessoas.

► Aumenta o círculo de relacionamento

É importante para a criança aumentar o seu círculo de amizades e conviver com pessoas fora do seio familiar. Assim ela é exposta a outras linhas de pensamentos, culturas, gostos e costumes.

Esses novos aprendizados ajudam a criança a enriquecer o seu portfólio e desenvolver novas habilidades e competências. Portanto, cabe aos pais estimularem que seus filhos tenham amigos na escola, na vizinhança e em outros locais.

► Ajuda no desenvolvimento de habilidades sociais

Em uma amizade nós aprendemos a fazer concessões para o outro, desenvolvemos a gentileza, exercitamos a empatia e outras habilidades sociais. Tais emoções contribuem para a criança criar e manter vínculos emocionais saudáveis durante a infância, adolescência, juventude e até a vida adulta.

Em outras palavras, a criança aprende a conviver em sociedade e consegue compreender os seus direitos e deveres como parte fundamental desse grupo de pessoas. Deste modo, ao encorajar o seu filho a ter amigos na escola, você na verdade está contribuindo para formar um adulto muito melhor.

► Aprende a lidar com as diferenças

Sabemos que o mundo está repleto de diferenças e que precisamos aprender a respeitá-las para conviver em sociedade. Esses valores também devem ser repassados às crianças e a amizade é a melhor ferramenta para isso.

Através de vínculos criados na infância a criança aprende a conviver com pessoas diferentes e opiniões distintas. Como consequência ela passa a respeitar a individualidade de cada um e tem mais facilidade de lidar com isso no futuro.

A estimulação ao respeito a diversidade ajuda a prevenir práticas abusivas e prejudiciais no seio escolar, como o bullying e os diversos tipos de preconceito. Fator que contribui para um local mais saudável e proveitoso para todos.

► Melhora o relacionamento familiar

Contato-dicas-praticas-para-desenvolver-a-rotina-de-estudo

Embora tenha diversos ciclos de amizade, a criança ainda passa boa parte de sua vida no seio familiar. Contudo, os aprendizados que coleciona “fora da bolha” acabam por influenciar a maneira como se relaciona com seus pais, irmãos e demais parentes.

Portanto, o estímulo à amizade na escola também é uma ótima forma de melhorar o relacionamento da criança com toda a família. Os valores que são ensinados, ainda dentro de casa, são reforçados com os relacionamentos externos e trazem frutos em todas as esferas do relacionamento infantil.

Mas vale lembrar que a amizade precisa começar ainda dentro da família e em níveis mais próximos da criança. Para que ela aprenda a ser uma boa amiga, precisa contar com o exemplo de seus pais e ter esse valor integrado em sua rotina.

A melhor maneira de fazer isso é cultivando laços de amizade entre pais e filhos. Uma escolha que ajuda a melhorar o desempenho da criança em diferentes esferas e criar um ambiente mais propício para o desenvolvimento de um adulto saudável. Esses laços ajudam a ensinar como ter amigos na escola e a conservar essas amizades.

Como você viu, desenvolver amigos na escola traz muitas vantagens para o desenvolvimento de seu filho. Mas isso não quer dizer que todas as amizades são sadias e benéficas. Os pais ainda devem monitorar os círculos de amizade de seus filhos e auxiliá-los a se tornarem seres humanos melhores.

Nós do Colégio Mario Schenberg incentivamos esse vínculo e procuramos envolver os alunos em atividades que utilize do trabalho em equipe, com o objetivo de aproximar nossos alunos e ensiná-los a conviver em sociedade. Quer saber mais sobre nossa metodologia de ensino e valores que ensinamos aos alunos? Agende uma visita e veja porque quem compara escolhe Mario Schenberg.