Curiosidades Copa do Mundo

A partir do dia 14 de junho, os olhos dos fãs de futebol do mundo todo estarão voltados para a Rússia. O país será a sede da 21° Copa do Mundo FIFA. Dentre todos os países participantes, o Brasil é o único que esteve presente em todas as edições. Agora, em 2018, teremos mais uma chance de trazer para casa o título de hexacampeão.

Como já estamos muito próximos da abertura da Copa do Mundo 2018 selecionamos algumas curiosidades interessantes sobre essa edição e outras edições da copa. Confira!

7 curiosidades da copa do mundo

1. A primeira edição da copa do mundo aconteceu em 1930, no Uruguai. O campeão foi o país sede. A partir de então, ela sempre ocorre de quatro em quatro anos. A única exceção foi no período da Segunda Grande Guerra Mundial.

2. Até agora já foram disputados na Copa do Mundo 853 jogos.

3. A primeira edição (a do Uruguai) teve um peso extra não apenas pela disputa no campo entre a Argentina e o país sede. O famoso cantor de tango Carlos Gardel (ícone argentino) resolveu visitar a seleção do Uruguai primeiro e depois a da Argentina. Lógico que os argentinos não ficaram muito felizes. Porém, o fato é que apesar de morar na Argentina e ser idolatrado por lá, Gardel tinha mãe uruguaia.

4. Essa é a primeira vez que a Rússia, o maior país do mundo, recebe uma edição da copa. O país sede é considerado uma potência esportiva, mas nas Olimpíadas, em termos de futebol ainda está entre as seleções medianas.

5. Como estamos falando sobre Copa do Mundo, os gols não podem ficar de fora:

Sukür, jogador turco, foi quem marcou o gol com menos tempo de jogo. Foi aos 11 segundos da disputa entre Turquia e Coréia do Sul na copa de 2002.

A Hungria é a dona da maior goleada em uma copa. Foram 10 gols contra 1 de El Salvador na copa de 1982.

A partida com maior saldo de gols foi o jogo entre a Áustria e Suíça, em 1954. Foram 7 para os austríacos e 5 para os suíços.

O jogador que mais foi campeão do mundo, claro, é o nosso Pelé. Isso aconteceu nas edições de 1958, 1962 e 1970.

Just Fontaine é o jogador que mais marcou gols em uma única edição da copa. O atacante da França fez 13 gols na copa de 1958.

Jairzinho, atacante do Brasil em 1970, foi o único jogador que marcou gols em todos os jogos de uma Copa do Mundo. Ou seja, da estreia da seleção ao jogo final.

6. A América do Sul e a Europa são os únicos continentes que possuem campeões mundiais. Mas, até o ano de 2010, nenhum país da Europa havia conquistado um título fora do continente. O feito ficou a cargo dos espanhóis na Copa do Mundo da África (2010).

7. A Copa do Mundo de 2018 contará com a participação de 32 países. São 8 seleções das Américas, África e Ásia com 5 cada e Europa com 14 seleções.

A Copa do Mundo 2018 terá muitas surpresas, por exemplo, essa é a primeira vez que o Panamá e a Islândia participarão dos jogos. Por outro lado, potências super consagradas nesse esporte nem sequer conseguiram a classificação nas eliminatórias, como é o caso da Itália e da Holanda.