Educação e perseverança

educação-e-perseverança-colegio-em-cotia-colegio-mario-schenberg"

A grande maravilha da educação é quando o aluno entendeu, aprendeu pra valer. Fez do conhecimento parte dele. Todo professor sente esse orgulho, porque sabe que o conhecimento vai ficar por toda a vida.

Os dados oficiais continuam a provar que a educação é um “bom negócio” em todos os aspectos.

Quem estuda, ganha mais. Quem tem nível universitário recebe até 167% a mais do que alguém que possui apenas o certificado de ensino médio. Os economistas avaliam pelos números que, no médio prazo, o nível educacional traz maiores ganhos de renda na vida adulta. O problema é que em tempos de consumo imediato, o jovem não tem paciência para plantar o futuro, ele quer colher os frutos desde já! Não é apenas uma questão de perspectiva de vida, é resultado de uma educação torta.

Educação-e-perseverança

A resiliência é uma virtude que se aprende na escola, tanto nas aulas de educação física como nas de matemática. É uma componente importante de desenvolvimento da inteligência emocional de crianças e de jovens. No decorrer da vida, deixar de enfrentar desafios é deixar de crescer.

A criança precisa ser preparada para compreender os sentimentos negativos e desenvolver ferramentas emocionais para lidar com eles de forma construtiva. Pais e professores são importantes no fortalecimento emocional dessas crianças e jovens. Praticar o hábito de elogiar e de reconhecer boas atitudes são fundamentais no aumento da autoestima.

Todos gostamos de ser reconhecidos. Por que com nossas crianças seria diferente??

Marco Antonio Xavier, 47, é diretor pedagógico do colégio Mario Schenberg, palestrante e professor de literatura do Curso Anglo Pré-vestibulares.