Enem. Dicas de como se preparar para esse dia

No fim do terceiro ano do ensino médio chega o dia que muda a vida de qualquer estudante: o Enem. Alguns tem tanto medo da prova que tremem só de pensar, outros estão tão tranquilos que chegam ao ponto de esquecer o RG no dia marcado. Não é bom fazer parte de qualquer um desses grupos extremos, mas sim do grupo dos preparados.

Esses são aqueles que planejaram-se com antecedência e fizeram tudo que estava sob seu alcance para conseguir sucesso no teste. Quer ir bem no exame nacional do ensino médio? Então confira algumas dicas de preparação para o Enem para poder arrasar na prova e nas notas!

Leia o edital completo

Acostumados a fazer compras e contratos online, muitas pessoas já deixaram de ler as informações em todas as áreas da internet. Por isso, é normal que estudantes simplesmente pulem o edital quando se inscrevem na prova.

O que esses estudantes esquecem é que o edital dá informações detalhadas sobre a realização da prova. Ele inclui conteúdos que serão cobrados, regras para o dia do teste, entre outros detalhes. Tire 10 minutos do seu dia para ler o edital, pelo menos assim você fica completamente informado e preparado para o ENEM.

Estude atualidades

Física, química, matemática, história e português realmente são matérias essenciais durante a preparação para o ENEM. Mas elas não são as únicas que você deve estudar. Existem perguntas específicas de atualidades na prova e elas enganam muitos estudantes menos preparados.

As atualidades são ainda mais importantes na redação. Nessa parte do teste você talvez precise usar seus conhecimentos de acontecimentos contemporâneos para conseguir escrever um texto dissertativo que mostre sua opinião a respeito.

Para conseguir manter-se sempre atualizado você pode aproveitar os recursos digitais que tem à mão. Escolha alguns jornais online e tente ler algumas notícias por semana, já é o suficiente para te ajudar na hora da prova.

Prepare um plano de estudos

Sabe algo que pode te ajudar na vida de estudante e até na futura vida profissional? Planejamento. Um plano é como um mapa que determina formas de chegar ao seu objetivo. No momento, seu objetivo é fazer uma boa preparação para o ENEM e entrar na faculdade dos sonhos.

Por isso, o planejamento de estudos inclui tudo que você precisa fazer para chegar lá. Coloque as matérias e horários em que vai estudar para conseguir organizar sua rotina. Mesmo quem faz um cursinho pré-vestibular precisa separar um dia para os estudos e para fazer simulados.

Lembre-se que você tem muitos conteúdos para estudar num curto período de tempo. Organize-se e crie prioridades para conseguir o melhor resultado possível.

Faça simulados de provas anteriores

Quando um atleta está se preparando para competições ele realiza dois tipos de treinamento: os específicos, como de força e potência, e as simulações de prova. Se mesmo atletas super especializados precisam simular o que farão na hora do jogo, por que você não faria o mesmo?

O simulado é uma excelente ferramenta para a preparação para o ENEM porque te coloca no estado mental necessário para realizar o teste. Além disso, é possível que você precise realizar exercícios parecidos mais tarde, então é ótimo começar a preparar seu raciocínio.

Visite o local de prova alguns dias antes

Todo ano os atrasados do ENEM viram moda nas redes sociais. São dezenas de vídeos mostrando pessoas chorando nos portões porque chegaram alguns minutos depois que fecharam. Não deixe que alguns minutos de atrasam te impeçam de alcançar seu futuro.

Prepara-se para chegar no horário para o ENEM visitando o local de prova com antecedência. De preferência, faça o trajeto com o meio de transporte que será usado no dia. Se você pretende ir à prova de ônibus não adianta ir visitar o lugar de carro.

Prepare os documentos e materiais necessários no dia anterior

Sabia que você não pode realizar a prova sem um documento de identificação original? Para evitar imprevistos, separe tudo que vai precisar no dia anterior. Não esqueça do seu cartão de inscrição, documento, caneta e lanches para manter a energia durante todo o período da prova.

Esquecer itens é péssimo para quem está fazendo a preparação para o ENEM. Além de te atrapalhar no teste você ainda perde a concentração, que é essencial para uma boa prova.

Quer arrasar no ENEM e entrar na faculdade dos sonhos? Então use essas dicas e faça uma excelente preparação para o ENEM.