A importância do esporte na formação do cidadão

É um tanto complicado tentar elencar quais são os benefícios que o esporte pode trazer para o cidadão e para a sociedade na qual ele encontra-se inserido. Promover a saúde, auxiliar na integração social e contribuir para ampliar a inclusão são apenas alguns dos aspectos positivos.

Entretanto, o esporte vai além, garantindo, de certa maneira, que nossas crianças e adolescentes não apenas tenham um futuro melhor, mas sejam parte efetiva das mudanças no mundo. Ao retirar jovens da rua e afastá-los de más influências, ele se consolida como agente ativo no combate à violência e ao uso de drogas. Por esse prisma, podemos até mesmo perceber sua ação na promoção da segurança pública.

A contribuição do esporte na formação do cidadão

O esporte, seja ele qual for, tem uma característica que o torna uma ferramenta muito útil para os mais diversos fins. Estamos falando do grande potencial em socializar pessoas. Ou seja, não importa qual a sexualidade da pessoa, sua religião, classe social ou qualquer outro tipo de divisão que ainda esteja enraizada em nossa sociedade, ele consegue ultrapassar quaisquer limites abrindo as portas para todos.

Na formação do cidadão, podemos citar alguns aspectos nos quais o esporte tem um papel fundamental:

  • Sociabilidade;
  • Comunicabilidade;
  • Desenvolvimento e solidificação das relações socioafetivas;
  • Integração social;
  • Consciência e respeito pelo próximo;
  • Incentivos para que o cidadão torne-se uma peça ativa no meio ao qual encontra-se inserido.

E esses são apenas alguns dos itens. É claro que a lista continua, sendo muito mais longa.

O esporte na primeira infância

Quanto mais cedo a criança ingressar no mundo dos esportes, melhor. Com o passar dos anos surgiram nesse meio atividades físicas e práticas esportivas destinadas a cada faixa etária. Ou seja, não importa se estamos falando de uma criança com seus oito anos de idade ou de um adolescente, sempre existem opções.

Logo na primeira infância, a integração do esporte à vida da criança já traz benefícios que ela carregará ao longo de sua existência de forma indefinida. Alguns aspectos que valem ser destacados nesse sentido são os seguintes:

Emocional: A criança lidará melhor com suas alegrias, motivação, humor, autoestima, ansiedade, tristezas e até terá mais forças para lutar contra possíveis aspectos depressivos.

Intelectual: No aspecto intelectual, pesquisas apontam que crianças que têm o hábito da prática esportiva apresentam desempenho melhor dentro da sala de aula, mais disciplina e dedicação na execução de atividades e melhor capacidade de trabalho em equipe e liderança.

Social: Logo cedo, a criança desenvolverá uma dimensão mais clara sobre a importância de se construir e cultivar relacionamentos sociais com base no respeito. Colaboração, solidariedade, respeito as diferenças e a igualdade de gênero também entram nessa lista.

Individual: Os benefícios do esporte considerando o aspecto individual são os mais evidentes. Características como coragem, controle, disciplina, persistência, respeito, solidariedade, liderança, iniciativa, criação e cumprimento de metas, capacidade de gestão do tempo e socialização são apenas algumas coisas que acompanharão a criança no seu processo de desenvolvimento.

No mais, vale aquela famosa frase que diz que ‘contra o esporte, não há contraindicação’. Então, nos resta aproveitar e colher os bons frutos que ele pode oferecer para as crianças e para o futuro delas, lapidando-as para serem cada vez melhores.