Língua estrangeira: Você sabe qual a idade ideal para o seu filho começar a aprender outro idioma?

língua-estrangeira-colegio-em-cotia-colegio-mario-schenberg
Há muitos motivos para aprender uma língua estrangeira e com os pequenos não é diferente. Às vezes a segunda língua é tradição da família, outras é um grande diferencial para adicionar no seu currículo, ou quem sabe os pais residem fora do país de origem.

Não importa o motivo, o fato é que precisamos aprender uma segunda língua mais cedo ou mais tarde. Se esta língua for o inglês então, é ainda mais importante. Esse idioma é universal e se tornou obrigatório para qualquer pessoa.

Mas qual a melhor idade para seu filho aprender um novo idioma? Veja neste post o que levar em conta nessa hora e tire todas as suas dúvidas.

Quanto mais cedo, melhor?

A questão mais comum é quanto mais cedo, melhor. E isso é realmente verdade, afinal quando começamos uma atividade precocemente a habilidade é desenvolvida mais cedo. Nas crianças, isso acontece de forma mais rápida e natural.

Quando pequenos, as crianças possuem facilidade em aprender novos idiomas. Isso porque elas não possuem vícios da língua materna e aprendem pelo contexto, ou seja, relacionam as palavras com o que veem. Por isso, o aprendizado é mais natural.

A partir dos 2 anos já é uma boa idade para o seu filho começar a aprender, através de brincadeiras elas podem aprender poucas palavras, mas que já ajudam no aprendizado.

O modelo de ensino também importa

Outro ponto a se levar em conta é o método de ensino da nova língua, que precisa acompanhar a faixa etária da criança. Até os seis anos, por exemplo, o modelo mais usado é através de desenhos para colorir e brincadeiras mais lúdicas.

Conforme a criança vai crescendo, aprende a ler e a escrever, os materiais didáticos são adicionados no aprendizado. A complexidade do ensino da língua também vai crescendo e enriquecendo o vocabulário do novo idioma.

Como você pode observar o aprendizado da língua estrangeira ocorre de forma natural, assim como a língua mãe.

A inserção na nova língua precisa começar em casa

Inserir o seu filho de dois anos em uma escola que ensine outros idiomas pode parecer muito cedo, mas isso não quer dizer que ele não pode conhecer a língua até lá. Você pode inserir a língua estrangeira na rotina da família de forma natural e estimular o aprendizado.

Um exemplo é colocar a TV em Inglês ou em outro idioma que deseja ensinar para a criança. Os próprios pais, se dominarem o idioma, também podem incentivar o diálogo em casa e acelerar o aprendizado por associação do pequeno.
Contato-dicas-praticas-para-desenvolver-a-rotina-de-estudo

O importante é acostumar o seu filho com a língua e incentivá-lo a aprender novas coisas sempre. E isso se aplica tanto aos idiomas, como outras habilidades e temas do seio escolar ou não. Estimule a curiosidade de seu filho.

Não há uma idade específica para ensinar uma língua estrangeira para seu filho. Quanto mais cedo este estímulo começar, melhor. Mas vá aos poucos e não force nada, ok?

Estimule o pequeno a buscar por novos aprendizados e transforme esse estudo em algo divertido. Uma forma de fazer isso é escolher uma instituição capacitada e pronta para receber crianças pequenas no aprendizado de idiomas.

O Colégio Mario Schenberg ensina inglês para as crianças desde o semi-maternal, a partir dos 2 anos de idade e isso tem proporcionado bons resultados. Nossos professores são capacitados para ensinar o idioma de acordo com a faixa-etária dos alunos, incentivando-os a gostar de aprender inglês.

Faça uma visita e veja como funciona a nossa metodologia de ensino!