Maio Amarelo – Vamos discutir esse tema?

Maio Amarelo é um movimento organizado em escala mundial com uma única finalidade: promover a conscientização e chamar a atenção da sociedade como um todo para os índices alarmantes de mortes e feridos em decorrência do trânsito.
A ideia por trás desse movimento é mobilizar o maior número de segmentos sociais e organizacionais possíveis, tais como a própria sociedade civil, empresas, órgãos ligados ao governo e associações de diversas linhas.
A cor amarela não foi escolhida por acaso. Ela é uma referência à sinalização de advertência usada no trânsito, que indica se tratar de algo sobre o qual o motorista precisa dedicar sua atenção.

Como os pais podem ajudar no incentivo e na orientação em relação a esse conceito?

É por meio da educação e da conscientização que os pais de crianças e adolescentes podem ajudá-los a entender melhor a importância dos conceitos por trás da mobilização mundial sobre o Maio Amarelo. Nesse sentido, o exemplo é a melhor maneira de ensinar. A criança, ao perceber que os pais se esforçam para fazer o correto no trânsito, carregará essa ideia durante o seu desenvolvimento.
Os pais podem aproveitar situações rotineiras para educar e alertar os filhos sobre os cuidados no trânsito. Ao levá-los para a escola pode-se aproveitar o trajeto para ensiná-los. Por exemplo, porque não pode andar rápido demais, o que significa cada tipo de placa, bem como os cuidados que se deve ter tanto quando se está dentro do carro e quando se anda a pé.
Também podemos aproveitar os erros cometidos por outros motoristas para alertá-los sobre o que seria o mais correto.

Dicas para instruir e conscientizar os pequenos cidadãos

Veja abaixo algumas dicas práticas e orientações que ajudarão nossas crianças a desenvolverem uma responsabilidade e consciência sobre os cuidados com o trânsito.
Ensine que é preciso respeitar o lugar de cada coisa. Ou seja, a rua foi feita para os carros assim como as calçadas, faixas e ciclovias para pedestres e ciclistas.
Deixe claro que existem regras de comportamento para quem está dentro do carro. Ou seja, nada de braços, mãos e cabeça para fora da janela.
A segurança deve ser sempre observada. Mesmo que os pequenos ainda estejam longe de se tornarem motoristas, eles já podem entender qual o papel de cada coisa. Por exemplo, a importância do cinto de segurança, porque se deve usar a cadeirinha e até mesmo a função de itens como airbags, ou porque é importante dar seta.
Ensinar sinalização para as crianças é uma das melhores formas de educá-las sobre o trânsito. O próprio aspecto das placas, com desenhos e cores, desperta a atenção desses jovens cidadãos. Mas deve-se ter atenção para ensinar tudo com uma linguagem simples, adequada para a faixa etária dela.
Trânsito também é lugar de gentileza. Desde pequenas as crianças se espelham nas atitudes dos pais. Nesse sentido, podemos dizer que o exemplo é a melhor maneira de ensinar. Isto é, com os filhos no carro ou sem eles a gentileza deve imperar.
Para saber mais sobre o movimento Maio Amarelo e como apoiá-lo acesse o site: www.maioamarelo.com.br