O que é o programa Líder em Mim? E o quanto o programa influencia na formação infantil?

programa-lider-em-mim-quanto-o-programa-influencia-na-formacao-infantil O mundo vem passando por mudanças constantes diariamente. Essas alterações impactam as relações interpessoais, o mercado de trabalho e também precisam ser aplicadas no âmbito escolar.

A velha educação não é mais suficiente para formar adultos capazes e donos de seu futuro, tal como o novo mundo exige. E para contornar esse problema é preciso investir em programas que visem trabalhar não apenas as habilidades cognitivas dos alunos, mas também seus conhecimentos socioemocionais.

É exatamente esse novo horizonte que o Programa Líder em Mim procura vislumbrar nas mais de 3 mil escolas participantes no mundo todo, sendo 300 delas aqui no Brasil. O objetivo é formar adultos capacitados e preparados, através de princípios que regem a vida humana.

O que é o Programa Líder em Mim?

O método foi criado pela empresa Franklin Covey Co. nos EUA, uma companhia especializada em melhorar o desempenho de equipes. Para dar vida ao projeto e uma diretriz ao programa, foram levados em conta os princípios do best sellerOs 7 Hábitos de Pessoas Altamente Eficazes”, de Stephen Covey.

O projeto navega pelas principais dimensões da personalidade humana, também chamadas de habilidades do século XXI, sendo elas: Abertura ao novo, Consciência, Extroversão, Amabilidade e Estabilidade emocional.

Esses princípios são adaptados à linguagem de diferentes faixas etárias e transmitidos de forma lúdica para os alunos. O programa Líder em Mim contempla estudantes da educação infantil para crianças de até 5 anos, Fundamental I (1º ao 5º ano) e Fundamental II (6º ao 9º ano).

Através de materiais de apoio e uma equipe treinada no programa, também chamada de Equipe Farol, visa melhorar as habilidades cognitivas, emocionais e interpessoais dos alunos.

Para isso, são usados os princípios descritos na Árvore dos 7 Hábitos:
arvore-dos-7-habitos-programa-lider-em-mim>

Quais as vantagens do programa para seu filho?

Veja os benefícios do Programa Líder em Mim para seu filho:

✔  Enxerga e trabalha o potencial de cada aluno

O maior diferencial do programa e das escolas certificadas é que elas buscam conhecer e trabalhar o potencial de cada aluno. Nos modelos de ensino convencionais, apenas alguns estudantes possuem alta performance, enquanto a extrema maioria permanece no médio ou baixo desempenho.

O Programa Líder em Mim valoriza as diferenças de cada criança e busca desenvolver as habilidades pertinentes de um líder. O princípio seguido pelo programa é que em cada criança há um líder em potencial, que só precisa ser lapidado com o auxílio da instituição de ensino.

✔  Desenvolve habilidades socioemocionais

Aprender a ler, calcular, escrever e outras habilidades cognitivas ainda são importantes e precisam ser ensinadas pela escola. Mas para se tornar um adulto completo e de sucesso, as crianças precisam ter outras habilidades.

Dentre elas a proatividade, empatia, equilíbrio emocional, cooperação, relacionamentos interpessoais, criatividade, senso crítico, responsabilidade e liderança. As habilidades do século XXI são extremamente exigidas no cenário atual e caracterizam-se como os diferenciais de novos profissionais de sucesso.

✔  Melhora o aprendizado e desempenho
Contato-dicas-praticas-para-desenvolver-a-rotina-de-estudo

O desenvolvimento de habilidades socioemocionais também ajuda a melhorar o desempenho cognitivo dos alunos.

Os participantes do programa costumam ter desempenho acima da média nas disciplinas escolares, tem mais facilidade com a matemática, possuem as maiores notas e apresentam probabilidades maiores de concluírem o ensino, ingressando em uma Universidade.

Buscar desenvolver essas habilidades em seu filho ou filha é garantir um futuro promissor para ele, bem como, contribuir para formar adultos responsáveis e preparados para a vida.

Conheça mais dessa metodologia no Colégio Mario Schenberg, nossos alunos são educados com os 7 hábitos. Entre em contato agora e marque uma visita para conhecer!