Rendimento escolar: O que fazer se o seu filho está indo mal na escola?

rendimento-escolar-o-que-fazer-se-o-seu-filho-esta-indo-mal-na-escolaAs crianças e adolescentes costumam ter uma variação muito grande no rendimento escolar. E existem diversos motivos para a queda e aumento das notas, o que deixa os pais confusos e sem saber o que fazer quando seus filhos estão indo de mal a pior na escola.

O mais importante é manter a calma e analisar a situação de forma fria e tranquila. Só assim você conseguirá chegar a uma solução e ajudar o seu filho a recuperar todo o tempo perdido.

Veja neste post como agir frente a esse desafio e evitar que o problema fique ainda mais grave. Confira algumas dicas para melhorar o desempenho de seu filho na escola.

► Diagnosticando o problema

O primeiro passo é buscar pela raiz do problema. Dependendo da causa do mau desempenho, o tratamento também será diferenciado. Por isso, é importante compreender a fundo as dificuldades de seu filho e procurar ajudá-lo no que for possível.

A criança ou adolescente tem dificuldade em uma disciplina específica? Quando o rendimento escolar começou a cair? Ela apresenta outros sinais, além das notas vermelhas no boletim?

Fique atento a todos os sinais emitidos pelo seu filho e procure descobrir o motivo real da queda das notas. Se tiver dificuldades para fazê-lo se abrir com você, peça ajuda a uma psicóloga ou pedagoga experiente.

► Fique atento ao modelo de ensino

Em alguns casos o problema não está no aluno, mas no modelo de ensino adotado pela escola ou professor. Nessas ocasiões o aluno costuma apresentar notas baixas em algumas disciplinas, enquanto em outras está acima da média.

De qualquer forma, os pais devem investigar isso com calma e fazer parte da vida de seus filhos dentro da instituição escolar. Converse com os professores, diretores, orientadores e demais autoridades da escola.

Busque conhecer o modelo de ensino aplicado e veja se é a melhor opção para seu filho. Escolas que variam no método de aprendizado, envolvendo áudio, vídeos e estimulando debates em sala de aula geralmente despertam um interesse maior no aluno. Algumas pessoas, por exemplo, têm mais facilidade em aprender com vídeos e áudios, outras, adoram ler e são mais autoditadas. Descubra o plano de aprendizagem que melhor funciona para seu filho e sugira uma mudança na escola, se for o caso.

► Transtornos de aprendizado

Existem muitas causas que podem diminuir o desempenho de um aluno na escola. Algumas situações domésticas, estresse, depressão, mudanças que a criança ou adolescente esteja enfrentando, etc.

As mais sérias são os transtornos de aprendizado, que interferem diretamente no rendimento escolar. Alguns exemplos são: dislexia, disgrafia e discalculia. São problemas relacionados com a interpretação e leitura das letras, escrita e cálculos matemáticos respectivamente.

Confira o desempenho de seu filho e fique atento a qualquer sinal de dificuldade nesse sentido. Em caso de dúvidas, procure auxílio de um profissional capacitado para um diagnóstico mais assertivo.

► O diálogo é importante

A maioria dos pais se desespera ao ver as notas vermelhas no boletim e acabam se posicionando de maneira errada. Ao invés de resolver o problema e ficar do lado de seus filhos, acabam aplicando castigos desnecessários e muito duros.
Contato-dicas-praticas-para-desenvolver-a-rotina-de-estudo

A melhor escolha é evitar que isso aconteça, acompanhando o desempenho escolar do aluno com frequência. Entenda a importância da família na educação dos filhos, participe das atividades educacionais de seu filho, ajude com o dever de casa e se ofereça para ajudá-lo nas dúvidas da escola.

Ao agir assim, você tem mais conhecimento das situações que seu filho passa e fica mais preparado para ajudá-lo. Além disso, invista em um diálogo aberto e sincero. Deixe claro que a criança ou adolescente pode procurá-lo em caso de problemas.

Agora que você já sabe qual a importância da família na educação dos filhos, compartilhe os seus desafios no campo de comentários abaixo. Aproveite para trocar experiências com outros leitores e descobrir formas criativas de resolver a questão.

Lembre-se que o Colégio Mario Schenberg está sempre buscando novas formas de envolver o aluno em sala de aula, não deixe de conhecer nossa metodologia de ensino e ver porque quem compara escolhe Mario Schenberg.