Seu filho tem dificuldade em matemática?

Veja 9 formas de melhorar os estudos dele!

seu-filho-tem-dificuldade-em-matemativa-veja-dicas-para-melhorar-os-estudosA maioria das crianças tem dificuldade com a matemática e isso se tornou um problema comum na maioria das escolas. Ter dificuldade com essa disciplina já é algo comum para a maioria dos brasileiros, mas não precisa ser assim.

Com o incentivo correto, muita dedicação e bom exemplo seu filho pode aprender matemática de forma mais fácil e até ter intimidade com ela.

Como fazer isso? Veja 9 formas de melhorar os estudos de seu filho e torná-lo um expert em matemática.

1. Incentive-o a estudar matemática

O primeiro passo é incentivar a criança a estudar matemática e evitar frases como: “Eu não gosto de matemática”, “É muito difícil”, “Você precisa se esforçar mais nessa disciplina” e etc. Matemática precisa ser considerada uma matéria como qualquer outra e ter a mesma importância durante os estudos.

2. Torne o estudo divertido

Estudar não precisa ser só ler livros e fazer contas, você pode deixar o aprendizado da matemática muito mais divertido. Alguns exemplos são adicionar jogos como sudoku, xadrez e outras atividades que estimulem o raciocínio de seu filho enquanto ele se diverte.

3. Conte histórias

Contar histórias para seu filho tem muitas vantagens e quando o assunto é aprender matemática não é diferente. Você pode aproveitar esses momentos para propor problemas matemáticos para seu filho e exercitar o raciocínio.

4. Incorpore a tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada da educação do seu filho. Seja para fazer pesquisas na internet ou jogar online, ela pode ser muito útil para diminuir a dificuldade da criança com a matemática.

5. Use as tarefas domésticas

A matemática está muito presente em nosso dia a dia. Quando você vai montar a mesa do jantar, por exemplo, precisa calcular quantos pratos vai colocar sobre a mesa.

Que tal deixar essa tarefa sob responsabilidade da criança e ajudá-la a fazer essa conta? É uma ótima oportunidade de exercitar os conceitos de matemática.

6. Instigue o senso crítico

Os resultados matemáticos não mudam, geralmente uma questão tem apenas uma resposta certa. Mas é possível chegar ao resultado final de diversas formas. Instigue seu filho a buscar por essas opções de cálculos e exercitar sua criatividade e senso crítico.

7. Monte jogos com a criança

Você não tem jogos para brincar com seu filho? Que tal montar você mesmo, junto com a criança, as brincadeiras? Você pode criar facilmente jogos de memória, por exemplo. Alguns já estão prontos na internet, só é preciso imprimir, recortá-los e começar a aprender e se divertir.

8. Estude com seu filho

Separe algum tempo em sua agenda para ajudar seu filho com os deveres de casa e exercícios de matemática. Mostre a ele como se faz cada cálculo e compartilhe o seu aprendizado. Essa é uma excelente oportunidade para melhorar o desempenho dele na matemática e tirar um tempo só para vocês.

9. Dê o exemplo

Estude matemática e mostre que você gosta disso. Se os pais odeiam matemática e falam isso para a criança, dificilmente ela terá gosto pela disciplina. Então muito cuidado com o seu exemplo em casa e procure ser um incentivador de seu filho em todas as horas.
Contato-dicas-praticas-para-desenvolver-a-rotina-de-estudo
Há muitas formas de despertar o interesse de seu filho pela matemática e facilitar o aprendizado. Basta se engajar nos estudos da criança e incentiva-la de verdade.

E aí, quais dessas dicas você vai usar para ajudar o seu filho a aprender matemática? Tem outras sugestões para melhorar o aprendizado das crianças?

O Colégio Mario Schenberg envolve brincadeiras e jogos para ensinar matemática às crianças, mas sabemos a importância da família na educação dos filhos e incentivamos os pais a ajudar no dever de casa, temos um app com agenda onde colocamos avisos e cronogramas de aulas.

Se ainda não conhece, venha visitar nossa estrutura e metodologia. Veja porque quem compara escolhe Mario Schenberg!