Tecnologia na escola: Qual o papel para o desempenho dos alunos?

tecnologia-na-escola-qual-o-papel-para-o-desempenho-dos-alunos
Vivemos em mundo totalmente tecnológico, as coisas mudaram muito nos últimos anos. Uma dessas mudanças é a tecnologia na escola, que também precisa evoluir e fazer parte do novo modelo de ensino.

Essas mídias digitais permitem mais interação entre os alunos, professores, pais e direção da escola. Também auxilia no aprendizado das crianças e traz muitos outros benefícios incríveis.

Veja neste post o papel da tecnologia na escola e porque ela é tão importante no cenário atual.

✓ Agiliza a rotina de estudos

As tecnologias na escola permitem agilizar processos educacionais, tanto para o aluno como para seus professores.

Atividades simples como checar recados, enviar trabalhos aos professores e rever uma aula podem ser feitas através do computador com internet de qualquer lugar do mundo.

Isso permite que o aluno fique mais integrado com a escola, mesmo quando não está dentro do prédio escolar e pode levar o aprendizado literalmente para os locais onde estiver, o aluno tem disponível conteúdos para ver e rever a qualquer momento.

Um grande exemplo é o aplicativo Plural para Ensino Médio que possui diversas aulas, matérias e professores disponíveis para auxiliar os usuários. Essa tecnologia permite estudar de qualquer lugar, a qualquer hora e ter apoio 24 horas por dia nos estudos, exatamente na hora em que a dúvida surge.

✓ Conecta professores e alunos

Usar a tecnologia na escola também traz uma excelente oportunidade de fomentar a comunicação entre alunos e professores. Os meios digitais são ferramentas de comunicação, acima de tudo.

Essas mídias podem ser usadas para estreitar os laços entre o corpo estudantil, seus professores, direção escolar e os pais dos alunos. Uma escolha que aproxima todos do dia-a-dia escolar e auxilia no desempenho dos aprendizes.

Com poucos cliques, os pais conseguem acompanhar a performance de seus filhos na escola e conversar diretamente com o seu professor. O que faz com que a família, e sociedade como um todo, fiquem mais presentes dentro da escola.

✓ Incentiva a criatividade e curiosidade

A nova geração adora os gadgets e aparelhos tecnológicos, não é mesmo? Basta sair na rua e constatar milhares de crianças, adolescentes e jovens com esses equipamentos nas mãos.

As mídias interativas são mais práticas, divertidas e rápidas. Uma combinação que, quando inserida na escola, só tem a ganhar.

Utilizar da tecnologia na escola faz com que os alunos exercitem a sua criatividade e a curiosidade. Isso porque não há limites na internet e no meio digital, e todas as dúvidas das crianças podem ser respondidas com apenas alguns cliques.

Essa liberdade de acesso ao conhecimento é o que mais destaca a importância de uma escola mais tecnológica e preparada para lidar com a geração digital.

✓ Torna o aprendizado divertido

Imagine uma aula dinâmica, em que o aluno atua não apenas como ouvinte, mas como protagonista do aprendizado. É isso que a tecnologia na escola oferece.

O Sistema Anglo, por exemplo, tem essa diretriz enraizada no seu plano de ensino. A ideia é acompanhar o aluno por toda a sua trajetória dentro e fora da escola, tornando-o o real protagonista de sua história.
Contato-dicas-praticas-para-desenvolver-a-rotina-de-estudo

Esse mesmo ponto de vista pode ser levado mais longe com a realidade aumentada nas salas de aula, por exemplo. Nesse novo modelo de ensino as crianças e jovens podem ver com os próprios olhos e sentir a experiência da história, ao invés de apenas observar fotos e dados em um livro.

A tecnologia na escola veio para ficar e precisa ser incorporada no modelo de ensino tradicional. Portanto, uma escola capacitada nesse sentido pode ajudar no crescimento do seu filho.

Lembre-se que a tecnologia é muito boa quando utilizada da maneira correta, no Colégio Mario Schenberg, por exemplo, temos aulas interativas e os nossos professores estão adaptados a essas tecnologias para falar a linguagem dos alunos e estimulá-los a aprender.

Utilizamos do sistema anglo de ensino para toda a jornada acadêmica e o plural para ensino médio, temos também Wi-Fi no campus, porém, esse Wi-Fi limita o acesso a algumas páginas, para garantir aos pais que o aluno acesse conteúdos adequados para ele.

Se ainda não conhece o Colégio Mario Schenberg, agende uma visita!

Dentre os colégios premium da região de Cotia, o que mais se destaca é o CMS devido ao seu forte posicionamento pedagógico aplicado em uma infraestrutura prime, pelo melhor preço de toda região.