Veja 5 benefícios da leitura para criança e como criar o hábito de leitura para o seu filho

Dicas-praticas-para-desenvolver-a-rotina-de-estudoLer é uma atividade para a alma. Uma prática que estimula o desenvolvimento do cérebro, melhora a linguagem verbal e traz diversos benefícios tanto para crianças como para os adultos.

Mas alguns pais não conseguem transformar seus filhos em leitores assíduos. Alguns motivos para isso podem estar no exemplo dos próprios adultos, mas isso é relativamente simples de mudar.

Veja neste post os benefícios da leitura para crianças e descubra porque, e como incentivar esse hábito em seu filho.

1. Ajuda no desenvolvimento mental

O hábito de leitura ajuda a desenvolver o campo cerebral das crianças e isso já acontece com as histórias de faz conta. Sabemos que os pequenos aprendem através da associação e dos estímulos por parte dos pais, e a leitura é exatamente isso.

Ela estimula o desenvolvimento do bebê e acelera o seu aprendizado cognitivo e emocional. Bebês cujos pais contam histórias para eles, costumam falar mais cedo e aprender a ler mais rápido também.

2. Enriquece o vocabulário

A leitura é uma grande oportunidade de aprendizado da língua portuguesa, ou qualquer outro idioma. Durante a leitura de um livro você se depara com palavras desconhecidas e pode buscar saber mais sobre elas.

O mesmo acontece com as crianças. Por isso, ler um livro, é a melhor forma para expandir o vocabulário do pequeno e melhorar as suas notas em português e redação, por exemplo.

3. Contribui para o autoconhecimento

Quando os pais escolhem os materiais de leitura adequados para seu filho, muitos benefícios são trazidos para o cotidiano da criança. Um deles é o autoconhecimento, estimulado pelas histórias que ouve e suas características em comum com os personagens.

Através da leitura a criança aprende a diferenciar meninos de meninas, começa a identificar a variação de idade entre as pessoas e outras diferenças. Da mesma forma, ela passa a reconhecer melhor a si e as pessoas de seu círculo familiar.

4. Aguça a curiosidade e estimula a criatividade

Os pequenos já são curiosos por natureza, só precisamos manter essa chama acessa e incentivá-los durante toda a infância. A leitura é uma ótima forma de exercitar essas habilidades tão importantes hoje em dia.

Ler estimula a pensar, imaginar, criar e desenvolve o senso crítico. Todas essas habilidades contribuem para desenvolver um adulto mais capaz e pronto para o mercado de trabalho.

5. Reforça o vínculo familiar

Esse é um benefício da leitura para crianças, específico para os pais que adoram contar histórias para seus filhos. Quanto mais cedo esse hábito de leitura é inserido no dia a dia da família, melhor.

E uma das vantagens desse processo é estreitar o vínculo entre os pais e a criança. O pequeno passa a associar aquele momento como algo bom, cheio de carinho e amor. Como consequência tende a se aproximar mais afetivamente dos adultos e levar essas lembranças para toda a vida.

Como criar o hábito da leitura com seu filho?

Bom, você já sabe porque adicionar a leitura na vida de seu filho, certo?
Contato-dicas-praticas-para-desenvolver-a-rotina-de-estudo

Mas como adotar esse hábito de forma saudável e torná-lo um leitor assíduo? Veja algumas dicas:

Leia com a criança e dê o exemplo;

Compre livros de presente para seu filho;

Leve-o a livrarias e bibliotecas;

Conte histórias para ele;

Converse com a criança sobre a história que acabaram de ler.

Pronto para adicionar a leitura no dia a dia de seu filho?

Nós do Colégio Mario Schenberg estamos sempre incentivando nossos alunos a ter o hábito de leitura. Aproveite para fazer uma visita e conhecer nossa metodologia de ensino e infraestrutura!