Veja algumas técnicas para ensinar seu filho a gostar de estudar

veja-algumas-tecnicas-para-ensinar-seu-filho-a-gostar-de-estudar-colegio-em-cotia-colegio-mario-schenberg"

Crianças não são muito fã da escola e isso acontece por diversos motivos. A maioria dos pais buscam formas de ensinar seu filho a gostar de estudar, mas quase todos estão agindo de maneira errada.

A mudança na verdade começa em você e no seu modo de pensar. Depois esse mesmo modelo mental é transmitido para seu filho.

Veja neste post como ensinar seu filho a gostar de estudar e eliminar as brigas nesse sentido. Confira como torná-lo um apaixonado por aprender desde pequeno!

► Estimule o aprendizado

Comece por trocar o termo estudar por aprender. Pode parecer uma coisa muito simples e boba, mas faz muita diferença.

Quando ouvimos a palavra estudar nos lembramos de horas a fio sobre os livros, com matérias chatas e que não terão nenhuma utilidade prática. O seu filho, provavelmente tem esse mesmo pensamento e você precisa mudar isso.

Mostre a ele que estudar na verdade é uma oportunidade de aprender coisas novas e conhecer novos pontos de vista. Assim você desperta o prazer de estudar.

► Incite a curiosidade desde cedo

Quando pequenos, nossos filhos costumam fazer muitas perguntas. O problema é que os pais não têm paciência para respondê-las, ou não sabem as respostas. Por causa disso, as crianças desistem de perguntar e acham que isso é errado.

Mude esse pensamento na sua família e incentive seu filho a perguntar, estimule a curiosidade dele. Se ele fizer uma pergunta que você não sabe a resposta, o que tem grandes chances de acontecer porque ninguém sabe de tudo, faça uma pesquisa junto com ele. Vocês dois terão um novo aprendizado!

► Mostre o porquê dos estudos

Por que estudar matemática, português e biologia? Provavelmente seu filho já fez essa pergunta antes e, talvez, até você tenha essas dúvidas.

Para evitar a sensação de estudo sem utilidade, mostre a aplicação prática das disciplinas escolares. Leve seu filho a parques, zoológicos, museus e outras atrações com fim educacional. Deste modo, ele aprende para que serve cada disciplina e tem a sua curiosidade aguçada naturalmente.

► Valorize os sonhos de seu filho

Quais são os sonhos do seu filho? Ele quer ser astronauta? Que tal mostrar para ele o caminho percorrido por um profissional da NASA?

Pesquise o que esse profissional precisa estudar e mostre a seu filho. Deixe claro que para atingir o objetivo é preciso aprender e se dedicar muito. Com isso, o seu filho enxergará o estudo como um meio para atingir o seu objetivo e vai se dedicar ao máximo.

► Dê o exemplo!

Você quer que seu filho goste de estudar? Estude com ele, dê o exemplo. É comum que os pais deem desculpas como “não tenho tempo”, “não preciso disso”, “eu já acabei os estudos” e etc.

Isso na verdade mina a vontade de aprender das crianças e faz com que elas queiram “terminar logo o estudo”, como se ele fosse uma tortura. Não deixe que isso aconteça com seu filho. Contato-dicas-praticas-para-desenvolver-a-rotina-de-estudo

Continue a estudar, a sonhar, ler bons livros e buscar aprender sempre. Faça tudo isso junto com seu filho. Ele será convencido pelo exemplo que essa é a melhor coisa a fazer e terá muito orgulho em estudar.

Gostar de estudar não acontece do dia para noite e precisa ser trabalhado desde cedo nas crianças. Se os pais não gostavam de ir à escola e ainda têm esse pensamento, é provável que os pequenos sigam o mesmo exemplo.

Sendo assim, mude seu modo de pensar e valorize o estudo acima de tudo. Em seguida, incentive seu filho a seguir o mesmo caminho.

Nós do Colégio Mario Schenberg incentivamos nossos alunos a gostar de estudar, utilizando aulas dinâmicas e atividades interessantes para os alunos. Aproveite para conhecer o colégio e descobrir porque quem compara escolhe Mario Schenberg.